top of page

Concorda ou não com uma integração acelerada da Ucrânia na União Europeia?

Atualizado: 28 de out. de 2022


Tendo a concordar


Concodo com a expansão da União Europeia a todos os países do Leste interessados, incluindo a Ucrânia e acredito que os países cuja soberania está em risco devem ter um processo de adesão acelerado. Tendo a concordar com uma integração acelerada, porque, embora fosse uma forma forte de demonstrar o apoio total para com a luta ucraniana, não nos podemos esquecer que existe uma cláusula de defesa mútua nos termos europeus. Ou seja, a integração rápida da Ucrânia em pleno ataque bélico significaria juntar todos os países da UE e da NATO à guerra. Sim à expansão controlada, Não à perda de controle sobre a guerra.


- João Miguel Miranda



Tendo a discordar


Tendo a discordar visto que, analisando o atual cenário da Guerra e seu respetivo agravamento, é importante que, para além do apoio militar que deve ser dado à Ucrânia, sejam dadas condições negociais para uma futura resolução do conflito. A integração acelerada da Ucrânia na UE pode ser uma ação arriscada do ponto de vista diplomático. A UE, no pós-Guerra, terá a obrigação de ajudar o país candidato na sua reconstrução. Depois dessa etapa, depois de todas as fases de avaliação de entrada serem cumpridas, a Ucrânia deve integrar a UE.


- Luís G. Rodrigues




Acredito que a Ucrânia precisa de melhorar a sua relação com a União Europeia e, caso os seus territórios sejam melhor delimitados, integrar-se na NATO. A Ucrânia precisa de fortes instrumentos de "deterrence" mas também precisa de averiguar bem a sua necessidade de soberania.


- Lourenço Pinto Ribeiro







A UE seria obrigada a abdicar de uma série de normas vigentes para aceitar a Ucrânia. Há, no país, corrupção e problemas de ordem democrática, além de questões de ordem económica. Uma integração acelerada agravaria certamente, a curto-prazo, a escalada de violência da Rússia, tornando real a ameaça nuclear. Por isso, a integração deve ser estrategicamente ponderada à medida que se aplicam esforços diplomáticos para a paz.


- Miguel M. Correia



Uma das condições de entrada na União Europeia é não estar estar em guerra. Apesar de não ser culpa da Ucrânia, não se pode, simplesmente, ignorar este fator. Penso que seria precisa uma votação ou, pelo menos, um longo debate público sobre o assunto.


- Carolina Godinho








Discordo completamente


A integração acelerada da Ucrânia não resolverá nem a curto, nem a longo prazo os problemas que o país enfrenta. Mais, tal acontecimento poderia agravar muitíssimo o estado da guerra. O facto de a Ucrânia não pertencer à União não invalida que os membros desta possam ser solidários para com o país. Por outro lado, uma integração acelerada pode gerar, a longo prazo, revelar-se geradora de conflito uma vez que a Ucrânia teria de procurar, posteriormente, desenvolver políticas de compatibilidade com a União. Em suma, creio que a Ucrânia tem toda a legitimidade em pedir a adesão à União, contudo acho que processo deve seguir o seu curso, sem que o terror da guerra nos tolde a razão, conduzindo-nos a constrangimentos desnecessários.


- Afonso Cunha Viola

4 visualizações0 comentário
bottom of page