top of page

O Absolutismo de Elon Musk

O novo “Chief Twit”, como o próprio se intitula na sua biografia do Twitter, tornou-se, no passado dia 27 de outubro, o único diretor da rede social. Dissolveu ainda o conselho de administração e tem em vista o despedimento de, pelo menos, alguns dos trabalhadores. O mais preocupante é, sem dúvida, as mudanças que o, também CEO da Tesla e SpaceX, pretende fazer à aplicação.


O Twitter é uma das plataformas mais atrativas para figuras políticas, jornalistas e investigadores. Por um longo período, esta rede social era utilizada para campanhas a causas, para publicação de notícias (fiáveis) e um ótimo ‘local’ para debates e conhecimento de novas descobertas ou trabalhos em curso de todas as áreas. Contudo, já foi, por diversas vezes, notícia devido à sua configuração de bolha informativa e pela facilidade que os utilizadores têm em espalhar mensagens de ódio. É a questão do século: as empresas do digital são as mais abastadas, tanto em parâmetros monetários como na quantidade de informações (data) que detêm dos indivíduos nelas presentes. São das mais poderosas organizações que existem e estão sob pouco (ou nenhum) controlo fiscal e de segurança, ou seja, somos peões no seu jogo de xadrez. No entanto, é possível sentir um regulamento de bom senso (a certo nível), como foi o caso do ex-presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, que foi banido do Twitter em 2021, por ter sido considerado um instigador da violência1.


Agora a problemática é a seguinte: Elon Musk apresenta-se como forte defensor da liberdade de expressão.


O homem mais rico do mundo, pretende tornar a plataforma que agrega as personagens mais poderosas do mundo um espaço público e de total liberdade de partilha. Volto a lembrar, a quantidade imensa de dados pessoais que já fornecemos e que, neste caso, uma única pessoa possui2.


Musk is entering a market that has great power in terms of algorithms that he can use and use data as he wants to influence the market for his companies Tesla and SpaceX”

- Petros losifidis – Professor, City University


@elonmusk (Elon Musk) “Free speech is the bedrock of a functioning democracy (…)”

Twitter, 25 Abr. 2022,

Porém, nem tudo no Twitter pode ser livre, por esse motivo, Musk intende cobrar às contas verificadas por esse estatuto. Já várias personalidades se pronunciaram sobre esse tópico e o novo CEO encara as queixas como uma negociação, se assim o quisermos chamar, como é possível verificar nos tweets que se seguem3:



@elonmusk (Elon Musk) et al. “We need to pay the bills somehow (…)”

Twitter, 1 Nov. 2022


Felizmente, a União Europeia já saiu em defesa dos direitos dos utilizadores declarando que, quaisquer sejam as intenções do “Chief Twit”, as regras na Europa deverão ser cumpridas ou a plataforma será banida4. Thierry Breton, comissário da União Europeia, disse à AFP: “Whether on online harassment, the sale of counterfeit products, (...) child pornography, or calls for acts of terrorism (...) Twitter will have to adapt to our European regulations which do not exist in the United States.” Isto em seguimento da Lei de Serviços Digitais da UE.


Posto isto, para este feriado, desejo a todos pensamentos sensatos. A notícia das intenções de Elon Musk enquanto CEO do Twitter é só um pequeno lembrete para as consequências que o atual funcionamento das redes digitais pode ter nas nossas vidas. Queremos assim tanto que um bilionário decida o que fazer com os nossos dados privados e que tenha a possibilidade de os divulgar e utilizar quando e como quiser? Como este exemplo, existem vários, a nossa segurança tem de partir de nós enquanto medidas superiores não são tomadas. Informem-se e saibam como melhor proteger a vossa privacidade.


______

1 Almeida Mendes, Filipa. 2021. “Donald Trump perde a conta do Twitter por ‘incitação à violência’". Público, 8 de janeiro de 2021. https://www.publico.pt/2021/01/08/mundo/noticia/donald-trump-perde-conta-twitter-incitacao-violencia-1945631


2 Davies, Pascal. 2022. “Will Elon Musk’s Twitter become a beacon of free speech or a soap box for hate speech?”. Euronews, 28 de outubro de 2022. https://www.euronews.com/next/2022/10/28/will-elon-musk-s-twitter-become-a-beacon-of-free-speech-or-a-soap-box-for-hate-speech


3 Euronews e Reuters. 2022. “Elon Musk officially becomes Twitter CEO and dissolves board of directors”. 1 de novembro de 2022. https://www.euronews.com/next/2022/11/01/elon-musk-officially-becomes-twitter-ceo-and-dissolves-board-of-directors-after-takeover


4 Euronews e AFP. 2022. “EU warns Elon Musk that Twitter must play by its tough new rules”. 26 de abril de 2022. https://www.euronews.com/my-europe/2022/04/26/eu-warns-elon-musk-that-twitter-must-play-by-its-tough-new-rules


Comments


bottom of page