top of page

Teremos Sempre a Cultura

Cultura: nome feminino; talvez seja este o único traço deste conceito que podemos ter em conta como absoluto. Todos conhecemos as infinitas definições de ‘cultura’, as diversas abordagens que este termo acarreta nas diversas ciências presentes na sociedade. Começando por estar associado ao ato de cultivar (agricultura), passando a ser encarado como algo exclusivo à alta sociedade, ou seja, alta cultura, mais recentemente, a cultura das selfies e a lista continua. Porém, para vos ajudar a definir ‘cultura’, talvez um bom dicionário seja uma melhor ajuda do que eu.


No meu segundo artigo para o Núcleo Europa Hoje, pretendo focar-me no bem que a cultura, seja qual for a sua versão, tem garantido aos europeus. Durante todos estes anos de união, tem estado presente nos momentos de guerra, de tristeza, de extrema riqueza e/ou de excessos. As investigações científicas nunca cessaram, as expressões artísticas, tais como, teatro, pintura, dança e literatura, acompanharam a sociedade, nunca falhando na tarefa de a representar da melhor maneira possível e, mais importante ainda, como ferramenta principal de expressão.


Recentemente, a Comissão Europeia lançou o programa “A Cultura Move a Europa,” que tem por objetivo apoiar indivíduos que trabalhem na, e com, a cultura. Faz parte do programa Europa Criativa, beneficiando de um orçamento de (uns fantásticos) 21 milhões de euros, pensado para os anos de 2022 a 2025. O município de Loulé teve a brilhante iniciativa de realizar, no dia 12 de outubro, uma sessão de esclarecimento sobre o Programa Europa Criativa. São estas formas de dar a conhecer tais projetos que garantem os sentimentos de pertença, união e possibilidade que fazem parte das bases europeias. Portugueses como somos, temos tendência a pensar que nunca nos acontece a nós, nunca seremos os escolhidos, mas é como se costuma dizer: “quem não arrisca, não petisca.”


A Europa tem estado a ultrapassar uma fase crítica. Primeiro com uma pandemia, uma guerra vizinha e sinais de uma crise económica. É imperativo não nos esquecermos do nosso elo de ligação e dar voz a projetos como este.


Para mais informações sobre este projeto, deixo o link para mais informações:

https://culture.ec.europa.eu/creative-europe/creative-europe-culture-strand/culture-moves-europe-mobility-for-artists-and-professionals#:~:text=Culture%20Moves%20Europe%20is%20a%20scheme%20that%20supports,It%20is%20part%20of%20Creative%20Europe’s%20Culture%20strand.



Comments


bottom of page